FILOSOFIA DE TRABALHO


EXERCÍCIO FÍSICO MUITO ALÉM DA ESTÉTICA


A prática de exercícios físicos tem sido vista estritamente como instrumento de promoção estética, tamanha é a valorização da estética em detrimento da função. Os reais benefícios do exercício vão muito além do que os olhos podem ver.

A busca ideal do exercício físico não deve ser o aumento da massa muscular exclusivamente para alcançar metas estéticas, mas sim visando melhorias na capacidade de trabalho motor, ou seja, obter ganhos de massa muscular necessários para manter níveis de força compatíveis com as tarefas motoras cotidianas realizadas.

O exercício físico também é o grande responsável por prevenir e até mesmo tratar diversas doenças e desordens metabólicas. Diante desse quadro, é inacreditável que ainda nos relacionamos com a musculatura simplesmente como instrumento de promoção estética. Essa visão tem afastado perigosamente diversas pessoas da prática de exercícios, o que pode vir a ser algo funcionalmente devastador ao longo de suas vidas.

Nessa linha de abordagem funcional, a estética, consequentemente virá, porém sem que seja paranoica e compulsivamente perseguida. Permitindo assim, que os programas de treinamento sejam mais dinâmicos, ágeis, concisos, e acima de tudo, individualizados.


 

TREINOS ÁGEIS, DINÂMICOS E MAIS EFICIENTES


O enfoque do exercício físico sobre a função permite proposições metodológicas com uma redução do tempo total de prática de cada sessão de treino, uma vez que os treinamentos pautados no valor estético são abusivos no tocante à relação tempo de exercício e tempo de descanso.

Os treinos curtos têm se mostrado tão eficientes e até mesmo mais eficientes que os treinos de 1 hora ou mais para a promoção de SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA. Estudos têm comprovado a eficácia de sessões de 15 a 30 minutos de exercícios para combater o sedentarismo e diminuir o risco de doenças cardiovasculares. As sessões acumuladas (Ex.: 3 vezes de 10 min. por dia; 2 vezes de 15 min. por dia) de exercícios também têm se mostrado tão eficientes e até mais eficientes que as sessões únicas (Ex.: 60 minutos) quando comparado as variáveis Vo2máx., percentual de adiposidade, peso corporal e relação cintura/quadril.

Sendo assim, o modelo de treino pautado nas séries múltiplas, com inúmeros exercícios para o mesmo grupo muscular, só interessa a quem busca exclusivamente estética e desenho muscular, porém não é esse o interesse e a necessidade de muitos indivíduos de meia- idade, obesos, diabéticos, hipertensos, dentre outros. Os quais poderão ingressar em programas específicos de treinamento mais ágeis, com menor tempo perdido em momentos de descanso, com ênfase nos grandes grupos musculares, com maior gasto calórico e com resultados garantidos.


EMAGRECIMENTO VERDADEIRO E SUSTENTÁVEL


A busca pelo emagrecimento tem atraído diversas pessoas para a prática de exercícios físicos, porém a valorização extrema da estética faz com que muitos não saibam a importância de que a perda de peso ocorra de forma segura e correta para não acarretar malefícios à saúde.

Para agravar a situação diversas propostas milagrosas são oferecidas, dentre elas: cirurgias, terapias, dietas altamente restritivas e treinos inadequados, todas elas visando oferecer o emagrecimento em curto prazo. Emagrecimento este, que podemos denominar de ilusório, pela sua incapacidade de manutenção.

Ao utilizar essas estratégias que visam à perda de peso acelerada, o efeito rebote torna-se inevitável, trazendo aumento das complicações clínicas a cada vez que é vivenciado, ou seja, as chances de desenvolver patologias relacionadas com a obesidade aumentam quando o peso eliminado é recuperado.

Por isso, o processo de perda de peso, deve ser criteriosamente elaborado, contando com uma equipe multidisciplinar altamente especializada para atuar nas diversas causas do acúmulo excessivo de gordura corporal.

O programa de treinamento físico visando o emagrecimento precisa conter metas de gasto calórico que irão progredindo gradativamente. Para que isso ocorra ele deve proporcionar o desenvolvimento das habilidades motoras básicas, melhorias na aptidão neuromuscular e cardiorrespiratória, permitindo assim que sejam realizadas atividades dentro e fora da academia, que irão promover aumento expressivo na taxa metabólica basal.

A aplicação do recordatório motor é fundamental para a elaboração e prescrição de atividades extra-academia que irão complementar o aumento do gasto energético diário gerado pelo treinamento. Enfim, para que o programa seja realmente eficiente ele deve oferecer mais do que uma combinação de exercícios a serem realizados, mas sim uma reestruturação do estilo de vida como um todo.

Desta forma, primeiro as metas parciais irão sendo atingidas, até que o objetivo principal seja conquistado e uma vez que a mudança no estilo de vida esteja consolidada o emagrecimento alcançado permanecerá para a vida toda.